Quarta-feira de Cinzas

Posted: 09/03/2011 in Opinião
Tags: , , , , ,

quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.

Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No CatolicismoRomano é um dia de jejumabstinência.

Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Depois de quatro dias de assaltos nas ruas e arrombamento de casas; pessoas bebendo e usando droga desbragadamente e com isso matando-se por discussões ou em acidentes, dada à imperícia dos motoristas alcoolizados; jovens imaturos praticando sexo irresponsável, contraindo doenças ou gravidez indesejável; os pobres que vivem a reclamar dos salários, para nivelar-se aos que têm mais, comprando abadás, fantasias de blocos que custam 100, 150, 200 ou até 800 reais. Veja 10 Curiosidades sobre o carnaval

Chegou o Dia das Cinzas, ou a Quarta-feira de Cinzas como é popularmente conhecida. um dia dedicado ao arrependimento falso e reflexão a cerca da efemeridade da vida humana. Eu pergunto: como é que alguém que arriscou sua vida, saúde e família durante quatro dias ou mais, vai refletir sobre a brevidade humana neste mundo? E arrependimento de que, se todos os anos é a mesma coisa?

O vídeo abaixo mostra um pouco da ilusão do carnaval, que não tem nada haver com diversão, e sim com comércio e lucros.

Que bom que já acabou. Para quem teve perdas durante este carnaval (parentes e amigos) que o Senhor te dê o consolo necessário nas horas de maior angústia e que você perceba que as coisas deste mundo são apenas ilusões passageiras que nos custam muito caro. E que você também encontre o Dom gratuito de Deus que é a Vida Eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor (Romanos 6.23).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s