O Preço de Uma Ilusão

Posted: 20/11/2009 in Notícia do Dia, Pois é...

Ontem assisti o programa da Rede Globo – Por Toda a Minha Vida e vi até onde chega a pessoa que aposta todas as suas fichas em uma ilusão. Cazuza sem dúvida era um grande poeta e cantor, mas o brilho desse mundo o ofuscou e o fez trilhar um caminho sem volta.

É engraçado como a figura de Herói é colocada em alguém que é tudo que podemos reprovar em uma pessoa. Mas como o sucesso e a fama apaga essa imagem e própria mídia faz questão de esconder isso, só nos resta estar atentos no que estão passando para nossa juventude de hoje e PROTESTAR.

Protestar contra essa iversão de valores é o que devemos fazer. E os verdadeiros heróis? Anônimos e mesmo famosos que não são vistos com tanto glamour assim.

Não sou juiz de ninguém e não quero que me entendam por preconceituoso, mas dizer que podemos seguir o padrão de vida dele é demais.

Uma psicóloga que assistiu o filme Cazuza, escreveu o seguinte texto:

– ‘Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados.

Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza? Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado. No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.

São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora.

Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira -Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?

Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido ..

Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser ‘amigo’

de seus filhos. Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.’

Karla Christine – Psicóloga Clínica

 

Comentários
  1. Marta diz:

    Sou Brasileira, moro na Espanha. Curti e muito barao vermelho e Cazuza. Recentemente desci de internet ideologia, e ao escutar, vi que nao era a que eu estava procurando, mas escutei a musica. Era de um show. Nao vou repetir as palavras que ele disse, mas senti nojo e nao nego que pena dele. Começei entao a ver tudo (ele) de outro modo.
    Hoje, procurando coisas sobre ele, me encontro con seu texto, e quero manifestar que estou de acordo com cada uma das suas palavras, mesmo sem ter visto o filme, mas faço ideia…

  2. jordy diz:

    Que absurto, eu assisti o filme, e achei muito legal.
    Olha me emocionei do inicio ao fim.
    Sempre fui e sou fã de cazuza. realmente o filme conta da vida dele, o que ele passou, nao diz se é certo ou errado. mas mostra como ele terminou, como sua familia, amigos e fãs sofreram.
    e se tem uma filha adolecente, que asistiu o filme ok nao é criança. voce acha qe só dela olhar o filme ela vai querer fazer igual ? por favor né.
    e no final mostra bem, como acabou a vida dele, nao foi duma madeia legal e tao novo coitado. e olha tenho certeza que ninguem quer ter um final assim. todo mundo quer viver!
    e sim, um marginal pois vendia drogas e pa, mas ele foi um grande sucesso brasileiro, e acho que realmente merece ser reconhecido e tratado com muito respeito. Tenho uma grande admiraçao por ele e por suas musicas. E de ter aguentado tudo que ele passou.
    Eu no lugar dele, realmente nao sei o que eu faria, se soubesse que tenho cancer, Deus que me livre, sei que ninguem merece isso.
    Olha cada um tem seu modo de pensar, seu ponto de vista e tudo bem, mas nao podemos desgreminar ele, nem os pais dele. realmente os pais dele nao foram muito legais, mas nao fisseram por mal.
    e pensem nao somos ninguem pra falar dos erros dos outros.
    abraço

    • kayobbcosta diz:

      Caro Jordy, obrigado por comentar. Realmente não somos ninguém para julgar os outros. Não condeno o Cazuza, meu post é sobre o preço que se paga pela buscar do prazer excessivo na ilusão das drogas e sobre como a mídia trabalha na inversão de valores. Mas valeu.

  3. DULCILENE SAMPAIO MACHADO diz:

    Ola a Psicóloga nao quis admitir mas ela soube e aproveitor do filme para dar um bom exemplo.
    Eu tambem gostei do filme e aida continuo achando que Cazuza é um bom exemplo.”A gente é que deve aproveitar disso e fazer as boas escolhas”.
    Acredito que ate mesmo o propio Cazuza podesse ter visto o filme do seu final futuro ele mudaria para que nao tivesse esse final.
    “Lembre-se tudo na vida é um bom exemplo e devemos aproveitar para fazer boas escolhas”.
    Dulcilene machado

  4. Cazuza virou lenda por si próprio, não precisou da mídia para tal. Para entender a importância de sua obra é preciso primeiramente se livrar dos dogmas e dos preconceitos que a sociedade nos impõe, que funcionam como aqueles tapa-olhos que são utilizados em cavalos : só nos deixam enxergar uma pequena parte do todo, escondem a verdadeira realidade.
    Não existe HIV, polícia nem religião que acabe com a obra deste gênio. Viva o Poeta do Rock!!!

  5. Daniel Freitas diz:

    Concordo com a Sra. Karla Christine.
    O Cazuza nada mais era do que um filhinho de papai, riquinho que tinha tudo nas mãos. Na vida nós temos dois caminhos à seguir, o bom e o ruim, ambos tem seu preço. Não creio que Cazuza seja um exemplo para os jovens de hoje !!!!

  6. Ointruso diz:

    Eu creio que ele nao seja exemplo de vida,os pais nao tem culpa pelas atitudes do filho,quem dera todos os pais fossem como os pais do cazuza. Essa rebeldia ja era dele,ainda que seus pais o tratasem de outra forma. Mas uma coisa eu posso dizer: Todos bom idolo tem seus defeitos,ou melhor,os melhores do mundo vivem sempre em escandalos. O que nao pode haver é preconceito à parte, e eu acho que adolescente que copia idolo é fraco de cabeça, porque entao os adolescentes nao absorvem dos seus idolos as qualidades?somente o que nao presta. Eu sou fã do cazuza e nem por isso eu sou homosexual,nao uso drogas e nao curto orgias,mas como ser humano eu sei extrair dele as qualidades. É por e essas e outras que o nosso pais nao vai pra frente,pois as pessoas ao invés de serem mas humanos,deixao se levar por puro preconceito.

Deixe uma Resposta

